Guadalupe Pointe-à-Pitre (Club Med) Weder, Dayane, Gleice e Alexandre.
A bióloga Dayane Ferreira explica que antes da viagem sabia pouco sobre o Caribe: “Nós nunca tínhamos ouvido falar desse roteiro, até que eu recebi um e-mail falando sobre o Caribe. Eu pesquisei e resolvemos fazer o cruzeiro. Nós embarcamos no dia 16 de janeiro e ficamos até o dia 25; tivemos a oportunidade de conhecer seis ilhas nesse período”.
Eles ficaram um dia em cada ilha e fizeram um City Tour em todas as cidades que visitaram. De acordo com Dayane, o idioma predominante no Caribe é o francês, e a moeda oficial é o Euro.
Ao desembarcar em Martinica, o grupo seguiu para Guadalupe, no arquipélago de Pointe-à-Pitre, na praia do Club Med. “É uma praia linda, tudo muito natural. As mulheres chegam a fazer topless. Uma curiosidade interessante é que lá eles criam a vaca amarrada em uma corrente, como se fossem animal doméstico”, explicam Dayane e Gleice.
No ponto em que se pode ver o Mar do Caribe (à direita), e o Oceano Atlântico (à esquerda), em São Cristóvão e Névis.
Weder e Dayane em Antígua.
Alexandre e Gleice em Antígua.
Dayane em Maho Beach conhecida como a praia do aeroporto.
Na ilha de Saint Martin no território de Saint Maarten o destaque é a praia de Maho Beach, conhecida como a praia do aeroporto. De acordo com Gleice, os aviões aterrissam muito baixo, quase sobre a cabeça dos banhistas, e quando decola ele vira as turbinas para o lado da praia e arranca tudo o que estiver na areia. “Por isso não tem guarda-sol nem cadeiras na praia. Tem o lado holandês e o lado francês, que é dividido pela cor do asfalto. Tem uma faculdade de medicina que é reconhecida mundialmente, muitos americanos vão estudar lá”, afirma.
Depois o grupo seguiu para as Ilhas Virgens Britânicas, onde nadaram com os golfinhos. Eles ficaram na praia de Tortola e passaram rapidamente pela ilha. “É uma sensação indescritível, nós abraçamos os golfinhos. Todo mundo que gosta e tiver a oportunidade deve fazer esse roteiro. Estava fora do pacote, é um preço mais ‘salgado’, mas valeu a pena”, explicam.
Eles passaram também pela ilha de La Romana, em Punta Cana, na República Dominicana, já no Oceano Atlântico. Foram numa praia de pescadores onde boa parte da população conhece o Brasil e seus jogadores de futebol, como Pelé e Neymar, o pão de queijo mineiro e o samba.
Dayane recebe o carinho de um golfinho durante mergulho nas Ilhas Virgens Britânicas.
De volta ao Caribe, o grupo esteve em São Cristóvão e Névis, onde conheceram uma das paisagens mais bonitas do Caribe: o único lugar do mundo onde é possível avistar o mar do Caribe e o Oceano Atlântico.
O último destino foram as praias de Antígua e Barbuda, que segundo Dayane “é a praia que vende o Caribe no mundo. O azul é muito lindo, uma areia muito branca”.
Gleice nadando com um golfinho em Tortola.
Punta Cana - República Dominicana.
Sobre a culinária caribenha, Dayane explica que é à base de sanduíche, pizza, bacon e muitas frituras, sendo difícil encontrar arroz e feijão.
“Foi um passeio maravilhoso e incrível! Quem tiver a oportunidade não pode deixar de conhecer o Caribe, são praias maravilhosas e encantadoras, um lugar deslumbrante”, finalizam.
Renato Rodrigues Delfraro