Mariléa Costa e seu esposo Flávio Dutra Miranda, numa das entradas da cidade medieval de Ávila. São pais de Marina e Lucas do 7º ano. Analisam que o formato do intercâmbio deu também aos estudantes um ganho social e cultural porque, além de aprenderem o idioma eles percebem também a importância da cordialidade, de respeitar as normas sociais pré-estabelecidas, dentre outros.
Alunos na Feira Medieval em Ávila.
Um grupo de alunos de um colégio particular de Passos está aprendendo três idiomas estrangeiros (francês, espanhol e inglês) e, para treiná-los, faz intercâmbio em países em que essas línguas são oficiais. A viagem mais recente aconteceu no período de 1º a 11 de setembro, quando os estudantes, acompanhados de seus pais, conheceram cidades históricas da Espanha, fundadas na Idade Média. O roteiro incluía também Portugal, onde conheceram Belmonte, terra natal do descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral.
Os estudantes de Passos em Ávila, com a estátua de Santa Terezinha ao fundo.
“É uma imersão no idioma, que os leva a ter contato com as pessoas do país e, naturalmente, falar a língua”, diz a diretora da escola, Orlanda Andrade. “Este é o momento de colocar em prática o que estudam nas aulas de idiomas. Eles voltam motivados para estudar mais, porque viram que a língua tem uma utilidade prática”, analisa a coordenadora de programas internacionais do colégio, Mayra Brandão.
Salamanca, Ávila e Segóvia são pequenas, bonitas e bem conservadas cidades da Europa Medieval situadas nos arredores da capital Madri. Elas foram escolhidas justamente pela importância histórica e cultural que poderia contribuir com a educação dos estudantes de Passos.
Essas três cidades espanholas são patrimônios da humanidade, segundo a Unesco - Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, Ciência e Cultura, assim como a vila de Belmonte. Em Madri está uma das principais atrações culturais da Europa, o Museu do Prado, considerado o mais importante da Espanha e um dos principais do mundo, quando o assunto são obras de artes.
A viagem de intercâmbio teve 13 alunos, 2 ex-alunos, seus pais, além de Orlanda e Mayra, pela escola.
BERÇO UNIVERSITÁRIO
Repleta de atrações turísticas, Salamanca é a maior das três cidades do patrimônio da humanidade da região de Madri. Tem aproximadamente 150 mil habitantes, é uma cidade universitária, com 32 mil estudantes, berço da primeira universidade da Espanha e oferece a seus visitantes diversas opções, como museus e catedrais.
Carolina e filhos Antônio e Pedro na Plaza Mayor - Salamanca - edifícios barrocos com suas luzes: “Foi uma verdadeira aula de História, por onde passávamos havia sempre muita cultura.”
.Lucas e Marina Costa Dutra Miranda - Alunos do 7º ano em frente à Catedral de Salamanca.
CIDADES MEDIEVAIS
Nos dois fins de semana da viagem, os alunos foram levados para atividades culturais em Ávila, Segóvia, Madri e Belmonte. Ávila foi fundada nos tempos do Império Romano. Suas casas são feitas de pedra e ainda conserva um aparato de segurança das cidades medievais, uma muralha de 2,5 mil metros de extensão.
Em Segóvia, dois destaques do passeio foram o aqueduto construído no século I e em funcionamento até o século XIX e a Catedral de Santa Maria, imponente obra de arquitetura gótica.
Situada na região central de Portugal, a vila de Belmonte tem menos de sete mil habitantes e foi construída quase que totalmente de pedra, datando do século II, praticamente a mesma época de fundação do país. Um de seus edifícios históricos é o Solar dos Cabrais, que pertencia à família de Pedro Álvares Cabral, e que hoje abriga o Museu dos Descobrimentos, com suas salas interativas com o público.
Os estudantes, seus pais e professores em frente ao Museu dos Descobrimentos, em Portugal.
GANHO CULTURAL
O cumprimento da carga horária na escola de idiomas Enforex e as atividades culturais dão aos alunos um certificado com chancela do Instituto Cervantes, que é a maior referência mundial no ensino do espanhol, segundo a diretora da escola, Orlanda Andrade.
A coordenadora Mayra Brandão conta que o grupo voltou empolgado com a viagem e principalmente por ter praticado o idioma no país de origem. “Este é o momento de colocar em prática o que estudam nas aulas de idiomas. Eles voltam motivados para estudar mais, porque viram que a língua tem uma utilidade prática”, disse.
“A progressão no aprendizado do idioma é notória, pois eles foram obrigados a falar o idioma desde o embarque na companhia aérea até o momento que passaram pela imigração. E esse comportamento permaneceu na comunicação com as pessoas nas ruas, na escola e na interação com alunos de todo mundo”,comenta Mariléa Costa.
Para a mãe de Marina e Lucas, o formato do intercâmbio deu também aos estudantes um ganho cultural e social. “Porque, além de aprenderem o idioma, eles percebem também a importância da cordialidade, do cuidar de sua cidade, de respeitar as normas sociais pré-estabelecidas, da valorização e preservação do patrimônio histórico. Sendo assim, todos ganham, porque eles começam a questionar o porquê que nestes países os serviços públicos funcionam e no nosso não, formando assim cidadãos questionadores”, analisa.
“O conhecimento histórico e cultural é o que eles vão levar para a vida inteira. Não se compara com as aulas tradicionais, porque lá, eles tiveram contato direto com a língua, em aulas práticas, comunicando com nativos.”, comenta Carolina Pereira.
Veja mais fotos:
Aulas na escola de idioma Enforex
Aulas na escola de idioma Enforex
Primeiro dia na escola Enforex
Carolina, Antônio e Pedro posam em frente ao aqueduto de Segóvia.
Carolina, Pedro e Antônio e a Catedral de Salamanca.
Catedral Gótica - Segóvia.
Catedral Nova - Salamanca.
El Corte Inglés - Compras em Salamanca.
Em frente ao aqueduto de Segóvia, Pedro e Antônio posam junto à estátua dos lendários fundadores de Roma, Rômulo e Remo, sendo amamentados por uma l.
Entrega de Certificados - Escola Enforex
Mariléa, sentada sobre a muralha de Salamanca. Ao fundo, o Jardim de Calixto e Malibea.
Pedro e Antônio e Ávila com sua muralhava ao fundo.