Possui graduação em Direito pela Fundação de Ensino Superior de Passos (2005). É especialista em Direito Civil (2006) e especialista em Ciências Penais (2011), mestre em Direito da Sociedade da Informação (2013). Especialização em Direito Militar pela Universidade Cândido Mendes (2016), professor de Direito Penal Parte Geral e Prática Jurídica na Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade de Passos. Também é professor de Direito Penal no Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Minas Gerais. Atualmente é Coordenador Subseccional da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, junto à 159ª Subseção, triênio 2016/2018. É dedicado advogado desde 2007.
Estamos na era da informação. Vivemos num mundo globalizado onde o bem mais valorizado é o conhecimento, ou capital intelectual, que associado à informação, é tido como o principal recurso de criação de riquezas e sucesso nas organizações.
O Ensino Jurídico e a Sociedade da Informação é resultado dos estudos da Dissertação de Mestrado em Direito da Sociedade da Informação, defendida em 2013, pelo Dr. Alisson Thales Moura Martins, dedicado advogado, interessado numa formação jurídica condizente com o mundo contemporâneo e nas transformações sociais e éticas desta sociedade da informação necessitada de um Direito que sirva para o bem de todos e que contribua na formação de uma sociedade mais justa, pacífica e solidária.
O autor apresenta uma pesquisa bibliográfica e histórica, com uma análise da trajetória jurídica desde 1827, passando pelas principais épocas vividas no país. Sua atenção e ênfase recaem sobre os anos posteriores à Constituição de 1988 até os dias atuais. Permite uma discussão sobre o Direito da atualidade, o papel do ensino jurídico, seus desafios, uma revisão da atuação e dos papéis do Estado, entre outros temas. Traça também, uma avaliação da qualidade das informações e os instigantes problemas que surgem nessa sociedade contemporânea, chamada sociedade da informação.
Com isso, leva ao desenvolvimento do pensamento crítico, permitindo aos alunos uma preparação para esse novo mundo de informação verificando se há ou não descompasso entre a teoria e a prática. É preciso aprender não somente a resolver problemas, mas administrá-los com inteligência. O conceito de aprendizagem deve ser ampliado e se tornar mais subjetivo, respeitando não só os conhecimentos prévios dos alunos como também outros aspectos ou processos psicológicos que agem como mediadores entre o ensino e os resultados da aprendizagem. Pode-se dizer que, na sociedade da informação, aprende melhor quem descobre mais e mais profundos padrões.
Fotos: Clara Pereira.