O passeio pelas ilhas gregas durou 15 dias e, durante este período, o grupo passou pela capital Atenas, pelas ilhas de Mykonos, Santorini e Creta. A viagem era um sonho antigo das amigas, em especial de Marlene Reis, que sempre quis conhecer Santorini, das casinhas brancas e cúpulas azuis. Ela deu a ideia e as irmãs Mônica e Cecília logo toparam.
De acordo com Mônica Daher, a ilha que mais lhe encantou foi Mykonos, situada no arquipélago das Cíclades, no Mar Egeu: “Amei Mykonos, uma pequena ilha com praias magníficas, e a cidadezinha é super gostosa! Alugamos um carro e saímos, as três, explorando a ilha. Visitamos sete praias no mesmo dia. Todas com personalidades diferentes, mas a que me fez apaixonar pela beleza e natureza foi a de Kalafate! Um pedacinho do céu!
O mar é muito transparente, uma delícia, e adiante outras também como a Elia, e na última do dia apreciamos o por do sol!!! Praia Negra, em Santorini, também me marcou! As pedras negras são lindas”, afirma a empresária.
De uma ilha a outra o traslado foi de “ferryboat”, apreciando a natureza. Em Santorini elas fizeram um passeio de barco – um veleiro – para passarem pelas diversas praias de lá: Praia Vermelha, Praia Branca e as termas do vulcão, e se encantaram com a beleza do pôr do sol nesta ilha, um dos pontos altos do local!
Um detalhe que chamou a atenção das amigas foi a capacidade dos gregos em reconstruir o país após várias guerras, fazendo com que a Grécia atual seja capaz de preservar o passado da Grécia antiga, exposto nas edificações antigas e nos museus, com diversos traços de modernidade. “A história é muito preservada, tem muitas pichações em algumas partes de Atenas, mas os monumentos e prédios históricos são muito preservados, um museu a céu aberto”, ressalta Cecília.
“O museu Acrópole é muito bonito. Nele é possível ver as escavações na parte de baixo, e em cima é tudo vidro, tem monumentos clássicos. E eles mostram através de maquetes, das esculturas e dos objetos encontrados suas histórias. De lá, avista-se a poucos metros as ruínas da Acrópole. Lindo”, completa Marlene.
Sobre a culinária do país, as amigas destacam o iogurte grego, servido no café da manhã e que é feito na hora, o tradicional churrasco grego, feito no rolete, que elas comeram em Atenas e Creta, a salada grega e frutos do mar, como algumas das várias delícias que podem ser encontradas na Grécia. Elas também ressaltam o diferencial dos vinhos.
Outra dica dada pelas amigas para aqueles que pretendem conhecer a Grécia é que não fiquem limitados a um hotel, por mais lindo que seja. “Vale a pena conhecer o máximo de praias, explorarem bem as maravilhas da natureza, os diversos pontos turísticos, o pôr do sol, e a história deste país maravilhoso, cheio de atrações e surpresas. Saíamos de manhã e só retornávamos pra dormir”, finalizam.