Última Edição
Especial 2021
Especial 2021

Arquitetura e Construção

Como escolher as mesas e cadeiras ideais para sua sala de jantar?

  • .
    A sala de jantar, mais do que um local de refeição, proporciona uma área de convívio familiar, com momentos de alegria e de confraternizações com os amigos. Um jogo de cores, iluminação, conforto, charme e bom gosto são necessários nesse ambiente tão importante da casa. 
     

     

    A mesa com as cadeiras são o centro das atenções na sala. Para escolhê-las, você tem a opção de muitos modelos, materiais, alturas, estilos e formatos. Tudo depende do seu perfil e personalidade. A FOCO destaca algumas dicas fundamentais na escolha desses itens, para que sua sala de jantar fique harmoniosa, aconchegante e com equilíbrio no design, considerando as medidas e proporções adequadas.
     
    MESA
     
    Por ser um móvel grande, geralmente leva muito da personalidade do morador. Pode ser de madeira, aço, ferro, vidro ou de qualquer outro material. Se você usa uma luminária pendente na sua sala de jantar, e ela já tem o destaque do ambiente, comprar mesa para jantar muito chamativa pode acabar com a sua decoração.
     
    O principal na escolha da mesa é avaliar a proporção. O espaço ao redor da mesa deve ter no mínimo 90 centímetros para que mesmo depois de sentado na cadeira, ainda sobre espaço para alguém passar por trás da cadeira. Se o espaço permitir, 1,20 metros será melhor ainda.
     
    Para saber quantas pessoas cabem em uma mesa, a dica é pensar no tamanho de um jogo americano, com uma sobra de espaço. Dessa forma, cada pessoa deve ter livre um espaço de no mínimo 60 cm.
     
    Ao fazer sua escolha dê atenção especial ao espaço de circulação, ao enquadramento (tamanho da mesa em relação ao tamanho do cômodo), formato, material (se vai ficar harmonioso com o restante da decoração), porque a mesa pode ser linda na loja, mas sem essas adequações poderá não realçar quando estiver dentro de sua residência.
     
     
    QUAL FORMATO ESCOLHER?
    .

     

     
    MESAS RETANGULARES
     
    Indicadas para famílias maiores e, ao mesmo tempo, ideais para ambientes mais estreitos, pois acomodam o maior número de pessoas. 
     
    MESAS QUADRADAS
     
    Uma ótima opção para ambientes médios ou grandes. Imprimem mais sobriedade e elegância além de permitirem uma maior variedade composições, podendo ser colocadas no centro ou encostadas na parede. 
     
    MESAS REDONDAS E OVAIS 
     
    Perfeitas para ambientes médios ou pequenos. Transmitem um pouco mais de ousadia e contemporaneidade. Privilegiam o espaço, proporcionando mais circulação nas suas laterais já que não têm cantos. 
     
    DICAS PARA AMBIENTES PEQUENOS
     
    Uma tendência que vem se revelando é a criação de espaços multiuso: além de um local para fazer as refeições, a sala de jantar pode ser usada como home office, por exemplo. A escolha de móveis mais “sérios” possibilita essa multifuncionalidade. 
     
    • Prefira mesas e cadeiras de tons mais claros, porque os escuros podem conferir aspecto ainda menor ao ambiente;
     
    • Opções redondas de mesas são aliadas de espaços pequenos, porque além de acomodar melhor as pessoas, atrapalham menos a circulação;
     
    • Aposte em mesas multifuncionais. Pode ser uma mesa que vire banquinho, ou uma com nichos ou gavetas embaixo, ou modelos extensíveis que são muito bem-vindos;
     
    • Falta lugar para uma mesa de jantar? Que tal apostar no balcão com banquetas característico da cozinha americana?
     
    O mais importante antes de comprar, é adequar o estilo à sua realidade, estudar seu espaço e sua necessidade antes de ir à loja. E, é claro, ficar atento às dicas simples e práticas que citamos para não “errar”.
     
     
    CADEIRAS
     
    Para a mesa ficar mais atraente, escolha cadeiras que sejam notadas. Passou a época em que as cadeiras deveriam ser todas da mesma cor, modelo e material. As cadeiras podem ser mescladas, com ou sem braços, de acrílico, coloridas, de madeira, de ferro, estofadas, diferentes do acabamento das mesas, criando um cenário mais moderno e contemporâneo. O que vale é a criatividade! Mas não se esqueça de observar a decoração do ambiente. Tenha em conta também que terá de destinar a cada uma uns 50 centímetros, espaço que normalmente ocupam tanto de largura, como de fundo. 
     
    Para uma sala de jantar moderna, escolha cadeiras com design diferenciado. Aposte em cores e texturas que têm um resultado sofisticado. Cadeiras de acrílico, estampadas ou coloridas é uma boa pedida. Para mais conforto, uma opção é escolher cadeiras de encosto alto e estofadas.
    Em salas com um estilo mais rústico, você pode escolher cadeiras com encosto de trama de madeira, para um ar mais clássico ou escolher também cadeiras de madeira ou com estofado, combinando com o tom da mesa. 
     
     
    DICAS IMPORTANTES: 
     
    Prove a cadeira antes de comprar! Não se esqueça que o conforto e funcionalidade também são fatores determinantes para um ambiente aconchegante e agradável.
     
    Evite colocar as cadeiras muito juntas umas das outras, pois o resultado será bem incômodo na hora de reunir todos à mesa. 
     
    Se a mesa é pequena e a circulação em volta dela é mínima, não dá para colocar cadeiras imensas. 
     
    Para modelos de cadeiras com braços, que proporcionam mais conforto, você terá que acrescentar 10 centímetros a mais. Atente-se à altura do braço, se é compatível com a altura do tampo da mesa, para que essa caiba embaixo do tampo. 
     
    Se você não dispõe de muito espaço, esqueça as cadeiras com encostos altos demais ou com braços, pois elas deixam o ambiente mais carregado.
     
    Cadeiras estofadas geralmente são muito cômodas e se adaptam bem a qualquer estilo de mesa, o mesmo se pode dizer das cadeiras metálicas que podem, inclusive, se encaixar perfeitamente com mesas de madeira.
     
    TABELA DE MEDIDAS PARA NÃO ERRAR:
     
    Tabela de medidas.

     

     
     
    Confira mais fotos:

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.