Os tipos e estilos de decoração para cada ano são obtidos na tradicional Maison & Objet Paris, feira que acontece duas vezes por ano na França, onde os profissionais conhecem as tendências para a temporada. Para este ano de 2019, a feira indicou uma combinação de cores que remetem à natureza, inspirando a criação de ambientes sóbrios e sofisticados, objetos em formas circulares ou irregulares, até mesmo mobília, material sustentável para revestimentos. Uma infinidade de possibilidades para você e seu decorador se inspirarem.
Sempre atualizadas com as tendências, inclusive com experiências no exterior, como a própria feira de Paris, as arquitetas e irmãs Gabriela e Camila Schiavetto dizem que a consciência inclusiva e sustentável tem se firmado a cada ano, com reutilização de material, peças e objetos, uso da tecnologia da automação residencial, que contribuem para as pessoas terem sempre um ambiente moderno para morar.
“Está havendo uma preocupação cada vez maior, não só dos arquitetos, mas das pessoas de uma forma em geral, em buscar a tecnologia com sustentabilidade”, diz Gabriela.
No entanto, para manter a decoração de sua casa na moda, não é preciso trocar tudo todo ano e nem gastar muito dinheiro.
Camila e Gabriela na Timmerhuis de Rotterdam (Holanda), projeto do escritório OMA para alcançar mais eficiência e sustentabilidade.
Segundo Camila, a simples mudança de lugar de um móvel e uma nova utilização que se dá a ele já modifica e traz um novo ar ao ambiente dentro de casa. “A realocação de um objeto da sala para o quarto, como um banquinho que vira criado mudo, você cria novos espaços na sua casa”, disse.
Outras ideias? A reutilização de uma cuba antiga, uma bancada de granito que pode virar uma mesa de canto, um aparador de madeira se torna bancada de lavabo, a utilização de sistemas de automação residencial que controlam a iluminação do jeito que você quiser são soluções para renovar o ambiente. “A iluminação muda muito a cara de uma casa”, comenta Gabriela.
Camila e Gabriela falam também de outros elementos que ajudam a compor a decoração de uma casa, mantendo-a sempre moderna, bastando poucos retoques a cada ano para ficar dentro das tendências. “Hoje estão incentivando muito o ‘do it yourself’, para você mesmo transformar objetos, como pintar um vaso, fazer uma capa de crochê para a almofada, uma manta tricotada, para sair um pouco do industrializado”, explica Camila.
Crédito: Projetos de Camila e Gabriela Schiavetto
SOLUÇÕES NA ARQUITETURA
Quanto à arquitetura, as duas irmãs observam que se trata de um conceito para utilização a longo prazo, porque envolve justamente construção. Por isso, é fundamental um bom planejamento para não ter que fazer alterações em pouco tempo.
Segundo Gabriela, o emprego de componentes naturais num projeto arquitetônico é uma boa solução porque nunca saem de moda e estão cada vez mais presentes nas tendências. “Materiais como a madeira, pedras, a própria vegetação e cores que remetem ao meio ambiente. O orgânico contrastando com o geométrico, a integração entre interno e externo criam uma conexão entre arquitetura e natureza”, explica.
O aproveitamento de produtos já existentes, a utilização de energia solar, telhado jardim e produtos reciclados em geral é uma forma de se construir com sustentabilidade ambiental.
Fotos: MAISON & OBJET 2019 | Giovanna Maradei/Casa Vogue/Maison & Objet 2019
Aliada a isso tudo, a tecnologia é adicionada como solução para a organização dos espaços, definindo-os de forma a determinar as melhores condições térmicas, acústicas e de iluminação, segundo observam as arquitetas.
A automação residencial é um exemplo, podendo ser usada para o controle das cortinas, com aproveitamento da luz natural para conferir uma iluminação personalizada naquele ambiente.
“A estrutura aparente e o cimento queimado é outra tendência que temos observado. Mas é importante observar que a ideia de deixar à vista o concreto componente da estrutura não surgiu agora, mas voltou a ser muito utilizado, pois tem muito a ver com ambientes modernos e urbanos, trazendo rusticidade e descontração aos ambientes”, explica Gabriela.
Ainda de acordo com as irmãs Schiavetto, outro conceito que não é novidade, mas que tem sido muito utilizado, é o orgânico. A busca por uma arquitetura mais sustentável reforça o surgimento desta tendência nos projetos. É um conceito muito amplo que propõe a integração com a natureza, utilizando preferencialmente os elementos naturais, como iluminação natural, e a utilização de materiais como pedra, madeira crua, e a própria vegetação.
“Essa tendência melhora a qualidade de vida, pois proporciona conforto, buscando a integração e equilíbrio do homem com a natureza”, explica Camila.
Enio Modesto