Última Edição
Nov/Dez 2019
 Nov/Dez 2019

Foco Online

NOVA UNIDADE DA UAITEC é instalada em Passos

  • A cidade de Passos foi contemplada recentemente com a inauguração de um novo polo da UAITEC (Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais); uma iniciativa do Governo do Estado de MG, desenvolvida através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES). Atualmente a nova unidade oferece cursos de qualificação profissional, aperfeiçoamento e inclusão digital. Das 400 pessoas cadastradas até agora para estudar na Uaitec -Educandário de Passos, 230 já concluíram os estudos. É provável que ainda este ano cursos de graduação, pós-graduação, MBA e idiomas sejam lançados pelo Governo do Estado.

    A nova unidade foi instalada no Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos em novembro do ano passado. O polo é uma parceria entre Prefeitura Municipal de Passos e Governo do Estado. Ela é gerenciada pela Superintendência de Inovação Social da SECTES. A Uaitec oferece dezenas de cursos dos mais diversos níveis, da capacitação profissional ao técnico, até pós-graduação.

    Conforme o coordenador geral da Uaitec –Unidade Educandário de Passos, Juliano Silva Coelho, atualmente a unidade oferece 70 cursos de qualificação profissional, aperfeiçoamento e inclusão digital. Qualquer pessoa pode se inscrever nos cursos que são gratuitos pelo site www.inclusaodigital.mg.gov.brou ainda na própria unidade. Os alunos podem estudar tanto em casa quanto no polo de ensino. “Nossa unidade está preparada para oferecer cursos de graduação, pós graduação, MBA e idiomas que provavelmente serão lançados pelo Governo do Estado ainda este ano”, comenta Juliano.

    No site do programa (www.uaitec.mg.gov.br) pode-se ter acesso imediato aos cursos abertos na modalidade MOOC(Cursos on-line abertos e massivos) em parceria com o Instituto Veduca. São oferecidos cursos de universidades renomadas como: Stanford, Berkeley, TED, Yale, MIT, Harvard, USP, UNESP, UniCamp e tantas outras de igual importância no mundo acadêmico internacional.

    O coordenador explica que menores de 16 anos podem estudar na Uaitec acompanhados pelos responsáveis ou mediante autorização formal, mas que o pré-requisito básico para matricular-se na unidade Educandário de Passos, é que a pessoa seja alfabetizada. “Apesar de termos começado em novembro do ano passado, já temos mais de 400 pessoas cadastradas, um número significativo e dessas pessoas, cerca de 230 já concluíram seus estudos!”, revela o diretor.

    Espaço e Estrutura

    A prefeitura de Passos fornece monitores da própria cidade que acompanham o uso das salas de inclusão digital. São três monitores. Um de manhã, um à tarde e um que começará à noite para atender a demanda do novo horário da instituição. De acordo com Juliano, o horário de funcionamento é das 9h às 21h. A unidade está aberta a qualquer pessoa que queira utilizar as salas de inclusão para acessar e-mails, confeccionar currículos ou ainda procurar vagas de emprego. Os alunos podem utilizar as salas para estudar ou acessarem a internet.

    A Uaitec funciona na modalidade de ensino à distância, com aulas em duas salas climatizadas de videoconferência com 30 lugares cada uma. As salas são confortáveis e os equipamentos de ponta, como os de videoconferência e lousa digital touchscreen e há ainda possibilidade de projeções em 3D. Duas salas de inclusão digital e uma sala de educação virtual completam a infraestrutura para atender os alunos e até a população.

    “Disponibilizamos também o espaço para eventos mediante agendamento prévio. Desde sua inauguração, a unidade recebeu eventos como a 1ªSemana Acadêmica do Curso de Pedagogia CEADUFOP e a realização da prova online para ‘Especialização em Preceptoria para Residência Médica no SUS’ do Hospital Sírio Libanês”, diz Juliano,

    Após a repercussão do atentado terrorista que atingiu o jornal satírico francês Charlie Hebdo, em 7 de janeiro de 2015, em Paris, a Uaitec, juntamente com a universidade virtual TED apresentou o minicurso “Entendendo o Islã’, visando situar a população sobre os acontecimentos globais no dia 20 de janeiro de 2015.

    Da mesma maneira, em uma parceria inédita com a OceanicPreservationSociety (OPS), a Uaitec exibiu, pela primeira vez em Passos, o documentário vencedor do Oscar “The Cove – A baía da vergonha”, que trata da caça predatória de golfinhos da baía do pequeno vilarejo de Taiji, província de Wakayama, no Japão, evento cuja temporada termina em março. Todos os eventos, articula Juliano, são divulgados na página do Facebook (www.facebook.comuaiteceducandario) e tem vagas limitadas. “A Uaitec é pioneira em oferecer o acesso a esse tipo de informação gratuita e de qualidade sempre buscando parcerias com instituições nacionais ou estrangeiras”.

    Para o coordenador da Uaitec, instruir-se sem gastar nada é uma oportunidade e tanto para as pessoas que desejam adquirir mais conhecimento e melhorar de vida. “Algumas empresas da cidade já exigem curso de qualificação para o desempenho das atividades como: garçons, cozinheiras, secretárias, costureiras, entre outros. Além da gratuidade desses cursos, o aluno consegue melhorar seu currículo em apenas 30 dias, o que é rápido se comparado a outras instituições com cursos semelhantes. Isso automaticamente ajuda a pessoa a conseguir um emprego com mais facilidade”, explica o coordenador da unidade Educandário de Passos.

    A Uaitec já conta até agora com 102 unidades em todo o Estado de Minas Gerais. Em Passos ela fica situada à rua Santo Aníbale Maria Di Francia, 181, no centro da cidade. Para maiores informações, o endereço eletrônico da Uaitec Unidade Educandário é: [email protected]

    Box: Veja alguns dos cursos oferecidos pela Uaitec:

    Colocação no mercado de Trabalho, Repositor de Estoque em Supermercado, Hotelaria, Departamento Pessoal, Auxiliar de Cozinha, Organização de Eventos, Jardinagem, Garçom, Auxiliar de Escritório, Reforma Ortográfica, Operador de Telemarketing, Word, Excel e Power Point (básico e avançado), Web Design, entre outros.

    NOVA UNIDADE DA UAITEC é instalada em Passos.
    NOVA UNIDADE DA UAITEC é instalada em Passos.
    NOVA UNIDADE DA UAITEC é instalada em Passos.
    NOVA UNIDADE DA UAITEC é instalada em Passos.
    NOVA UNIDADE DA UAITEC é instalada em Passos.
    NOVA UNIDADE DA UAITEC é instalada em Passos.
    NOVA UNIDADE DA UAITEC é instalada em Passos.

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.