Última Edição
Nov/Dez 2019
 Nov/Dez 2019

Esporte e Saúde

Caracterização dos vários tipos de pais de atletas

  • Marcelo Campos Machado
  • A participação dos pais na atividade desportiva dos filhos tem sido motivo de vários estudos, mas nem sempre esta participação é positiva para o desempenho da criança, a qual se vê muitas vezes no meio da relação “treinador-pai”.

    Alguns problemas de relacionamento com estes pais, foram publicados no livro “A comunicação do treinador com pais de atletas” que assim descrevemos:

    Pais desinteressados – são aqueles que a sua ausência é permanente nas atividades esportivas do filho.Para tentar resolver esta situação, formule um convite pessoal para a próxima competição.

    Pais supercríticos – são aqueles que sempre censuram o filho atleta, nunca estão satisfeitos com o comportamento desportivo do jovem. Estas críticas influenciam negativamente na evolução técnica do atleta, que passa a jogar pior, consequentemente começa a perder o interesse na atividade esportiva.

    Pais que gritam durante as competições – são pais com grandes pulmões e com cordas vocais de aço!!! Este pai ou mãe senta-se (quando não fica em pé) atrás dos membros da equipe técnica, grita contra tudo e contra todos. Para conter esta aflição, poderá o técnico solicitar o apoio de outros pais para intervir junto daqueles que gritam durante as competições. Pode também solicitar à esta pessoa que faça parte da equipe técnica desempenhando uma função, fazendo a “estatística“ do jogo, ou cuidando dos equipamentos da equipe.

    Pais “treinadores de bancada” – é muito frequente encontrar este tipo de pais junto ao “banco”, na bancada ou à volta do local da prova, “dando instruções” aos seus filhos, contrariando indicações dadas pelo próprio técnico e perturbando o funcionamento do grupo. Fica complicado para o atleta ouvir ao mesmo tempo, de duas pessoas diferentes, referências a aquilo que deve fazer. O pai deverá escolher ser ou técnico integral ou espectador integral.

    Pais superprotetores – É mais habitual encontrar esta situação na mãe do jovem. É frequente ouvir da mãe que retirará seu filho do esporte pelos perigos que ele envolve. Faz necessário mostrar à mãe os muito benefícios da atividade física, as regras, os equipamentos de proteção ao atleta, os pontos positivos na participação dos quadros competitivos.

    Todo técnico, professor de educação física, encontrará um pai ou mãe de atleta, com algumas destas características acima descritas, o mais importante  é manter um ambiente saudável e estabelecer com eles uma boa comunicação, para que todos juntos, alcancem  o resultado desejável.

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.